builderall

Um passo de cada vez...

para controlar a ansiedade e aumentar sua Autoestima LGBTQIAPN+

Por quê cuidar da saúde mental LGBTI+?
O que a autoestima tem a ver com a ansiedade?

Quem é LGBTQIAPN+ sofre mais com síndromes ansiosas e depressivas em comparação com pessoas Cis Hétero. Isso devido às diversas vivências de preconceito, rejeição, estigma, autoestigma, fragilidade das relações interpessoais e relações familiares, que acontecem desde o início de nossas vidas.

Somos bombardeadas/os com mensagens extremamente negativas sobre ser LGBTI+, seja de forma explícita e violenta ou de maneira sutil e internalizada. E tudo isso afeta demais a nossa saúde mental.

Viver em estado de alerta, analisando cada situação ou reação das pessoas ao nosso redor, tentando adivinhar com quem, como, onde ou quando poderemos ser quem somos de verdade, sem correr o risco de ser expulsa/o de casa, sofrer agressões ou violências ou não ter acesso aos mínimos direitos que todo ser humano tem.... Tudo isso prejudica a gestão das nossas emoções, a construção de uma autoestima positiva e relacionamentos saudáveis. E definitivamente gera ansiedade.

E não é só uma ansiedade comum do ser humano para se adaptar às situações inesperadas. É uma ansiedade que pode escalar ao ponto de desenvolvermos um quadro de transtorno ansioso, das mais diversas formas, como transtorno de ansiedade social, ansiedade generalizada e fobias específicas. Quadros que prejudicam extremamente a qualidade da nossa vida, relacionamentos com as outras pessoas e conosco, e principalmente, a nossa saúde mental.

 
Tanto a ansiedade quanto a nossa autoestima, são altamente influenciadas pela forma que pensamos sobre nós, as outras pessoas e o mundo. Uma autoestima rebaixada nos leva a comportamentos irracionais e pensamentos de autodesvalorização e desmerecimento.
Mesmo que seja sem querer, quando você está imersa/o em pensamentos negativos e catastróficos sobre suas capacidades, habilidades e atitudes, consequentemente, fica mais ansiosa/o a cada segundo que passa, a cada situação vivida ou tarefa executada.
 
E da mesma forma que ambas são influenciadas pelo nosso pensamento, uma influencia a outra. Seja na direção de piora ou de melhora. Logo, trabalhar para fortalecer a nossa autoestima ajuda a reduzir a ansiedade, e trabalhar para reduzir a ansiedade ajuda a fortalecer a nossa autoestima e resgatar a nossa autoconfiança.
Advanced

Phasellus leo dolor, tempus non, auctor et, hendrerit quis, nisi

$49

Lorem Ipsum

Ninguém nasce sabendo das coisas, muito menos saberemos de tudo numa vida só...

Por isso que eu gosto tanto de compartilhar os saberes da Psicologia, pois muitas vezes, você pode estar sofrendo com a ansiedade fazendo algo que só piora ela, e não faz a menor ideia do que você poderia estar fazendo no seu dia-a-dia, pra ajudar a reduzi-la. Uma coisa eu sei, tem muita gente que lida com a ansiedade de forma errada:

ERRADO

Uso excessivo de cafeína durante o dia: isso pode afetar nosso ritmo de sono, e na hora de dormir o sono não vem, você passa a noite em claro com a ansiedade, no dia seguinte o que você faz? Bebe mais café!

Ficar no celular rolando nas redes sociais: muita gente quando ansiosa, acha que ficar pulando de uma rede social pode ajudar a distrair a mente dos pensamentos ansiosos e a reduzir a ansiedade, mas em muitos casos isso só pode piorar ela. Principalmente, quando ficamos até tarde da noite mexendo no celular, além de gerar ansiedade pelos conteúdos ali, atrapalha seu sono, você acorda com mais cansaço do que foi dormir e segue pro tópico de cima, enche o narizinho de cafeína, energéticos ou açúcares. :/

Fugir pro caminho errado: em muitos momentos de ansiedade, nosso único desejo é que aquilo ali acabe de uma vez, e com isso, buscamos refúgio no álcool ou outras substâncias, mas sabia que elas só pioram sua ansiedade a longo prazo?

Achar que o pensamento é um fato: só porque passou um pensamento na sua cabeça, não significa que ele é fato verídico comprovado. Principalmente se for um pensamento ansioso. A ansiedade suja as nossas lentes e nos fazem perceber o mundo e a nós, de forma distorcida, distorcendo o nosso raciocínio e assim, nos levando à atitudes que podem mais fazer mal do que bem, como os tópicos acima.

CERTO

Com minha experiência clínica, eu descobri que existem muitas formas simples que podem nos ajudar no manejo da ansiedade, e quero te ensinar algumas delas:

Ter uma rotina: mas não necessariamente, uma rotina rígida que faça cada dia ser igual ao outro. Mas é necessário ter momentos específicos para cada coisa. Se temos horário pra acordar, estudar e trabalhar, por que não, termos horários para descansar, relaxar, socializar ou só não fazer nada? Exatamente! Fazer nada, já é fazer alguma coisa e o nosso cérebro precisa de momentos assim. Precisamos equilibrar nossas obrigações com as nossas necessidades e deireitos.

NUNCA conclua nada ou tome alguma decisão, quando: você estiver fora do seu equilíbrio emocional, sobe efeito de alguma emoção forte ou alguma substância. Então, quando você estiver muito: Feliz; Triste; com Raiva; Cansada/o; com Sono, Fome, Sede; com vontadde de ir no banheiro; ou sob efeito de álcool ou outra substância.


Isso, porque qualquer decisão ou conclusão que você toma, sob efeito de alguma dessas situações, será distorcida. E o mais louco! Na hora você pode nem perceber que está distorcida. E pode concluir pensamentos ou tomar decisões nada saudáveis para o seu processo. Já não teve uma situação que você tava no rolê bem loka/o, e começou a dizer que amava todo mundo, gastar mais dinheiro do que deveria ou outra coisa que depois você se arrependeu com a ressaca moral (além da física)? Rs Então. Quando você começa a se permitir concluir ou decidir as coisas para depois, quando estiver mais em harmonia consigo e suas emoções, você começa inclusive a reduzir os pensamentos negativos, alguns sintomas da ansiedade e até a fortalecer sua autoestima, pois essa forma de agir é até uma autogentileza.

Respire através de um canudinho: isso mesmo que você leu! O lance da respiração já é comprovado científicamente como benéfico para reduzir a ansiedade e seus sintomas. Mas o segredo não é o respirar fundo, e sim, DEVAGAR! Quando você usa um canudinho para respirar, por ser pequenininha a passagem de ar, você se obriga a respirar devagar, e assim, oxigenando melhor o seu cérebro. Com mais oxigênio no cérebro, além de pensar de forma mais racional, ele orienta o restante do seu corpo a reduzir os sintomas físicos, como os batimentos acelerados (que são influenciados pelo ritmo da sua respiração), sensação de moleza/desmaio e até tensão muscular.

E existem outras tantas técnicas, ferramentas e formas de manejar sua ansiedade e fortalecer a sua autoestima. Uma delas é através da minha metodologia O.I.E.P.

Compra Segura!

Acesso Imediato!

30 Dias de Garantia!

DEPOIMENTOS

Pessoas que já participaram de outros grupos que realizei, onde eu apliquei e testei a validade e eficácia da minha metodologia:

E os resultados podem aparecer já na 1ª Etapa

Como funciona o método?

São 4 etapas, cada uma com um objetivo específico e técnicas específicas para lhe ajudar no movimento de autocuidado, autovalorização, autogentileza e priorização de si, seus desejos e objetivos para a vida e relacionamentos. Confira:

1º Etapa - Organizar

Na primeira fase, nós vamos avaliar e organizar a sua situação, de como estão os pilares básicos da sua saúde mental: respiração, sono, alimentação, lazeres, socialização e exercícios físicos, e tentar equilibrá-los.
 

Além de avaliar e diagnosticar a situação de cada um desses pilares, iremos fazer uma higienização, limpando os maus hábitos e instaurando maior equilíbrio e harmonia. O objetivo é tentar estabilizar esses pilares básicos.

2ª Etapa - Investigar

É hora de entrar pra dentro, rs. Depois de organizar a casa e dar uma higienizada nos hábitos, começaremos a investigar. A casa no caso, é você, seu corpo/mente são seus templos e nós iremos abordar assuntos íntimos e extremamente importantes no processo de enfrentamento e manejo da ansiedade.
 

É nesta etapa que iremos identificar o que pode estar gerando sua ansiedade, além do tipo da autoestima que você construiu até aqui. Mas respire fundo, pois estarei contigo neste processo.

3ª Etapa - Expandir

Com suas necessidades básicas organizadas, e seus conteúdos internos investigados, vamos seguir para a 3ª etapa expandindo seu movimento para suas relações, avaliando a qualidade destas, estabelecendo limites e se posicionando, com o objetivo de construir um meio menos ansiogênico através da rede de apoio com relações mais saudáveis.

4ª Etapa - Priorizar

Por fim, iremos priorizar o que é prioridade: você! Nesta etapa, trabalharemos formas de se proteger emocionalmente, além de organizar sua gestão do tempo buscando equilibrar sua rotina com seus afazeres e objetivos. Nesta última etapa, a intenção é te preparar para seguir em frente na vida, seguindo um passo de cada vez no controle da ansiedade e fortalecimento da sua Autoestima LGBTQIAPN+.

Bônus para os primeiros inscritos

Os inscritos até sexta-feira dia 08, receberão os seguintes Bônus:

"Agora eu vou dormir!"

Workshop para te ensinar nos mínimos detalhes, como funciona o processo do nosso sono e como você pode construir uma rotina de sono mais saudável, com materiais e atividades práticas ao vivo no Zoom.

Encontro com Nutri comportamental

Encontro ao vivo no Zoom com Nutricionista Comportamental, para te ensinar a se relacionar de forma mais saudável com a comida, e de que forma você pode usar sua alimentação no manejo da ansiedade.

Encontrão no Zoom

A cada final de etapa, você terá a oportunidade de se encontrar comigo ao vivo no Zoom para tirar suas dúvidas sobre a ansiedade, autoestima e os desafios.

DÚVIDAS FREQUENTES

Quem sou eu?

Psicóloga Jussara Prado

CRP 08/PJ-02243

Uma Psi LGBTI+ ardida e apaixonada em ajudar as pessoas a terem cada vez mais saúde e qualidade de vida; e dentro disso, ajudo as pessoas a fortalecerem sua identidade LGBTI+, a construírem uma boa autoestima e relacionamentos mais saudáveis, através do desenvolvimento da autorresponsabilidade, autenticidade e independência emocional. 

Irei compartilhar minhas técnicas e conhecimentos que têm ajudado tantas pessoas LGBTQIAPN+ a se entenderem melhor e a desenvolverem uma autoestima mais saudável.


Chega de ansiedade e insegurança! É hora de tomar as rédeas da sua vida e elevar sua autoestima e confiança! Bora? 

Fale Conosco

contato@jussaraprado.com.br

(42) 99857-2087

Psicologa Jussara Prado CRP 08/PJ-02243- © 2023 Todos os Direitos Reservados